Uma das coisas que mais pesa no OMSI são os ônibus, não tanto os mapas: os ônibus, além dos scripts, têm muitos modelos 3D para sua placa de vídeo montar e renderizar em tempo real. Ter ônibus leves nos AIs é um dos meus objetivos para tornar o Savoy 9 mais “jogável”.
Eu fiz um tutorial com várias dicas de otimização das configurações do OMSI, e agora estou indo um pouco mais além, otimizando os Quadbus.
O Quadbus 4 AI é leve, mas ELE AINDA É PESADO… Ele tem mais polígonos do que o Quadbus BRT, apesar de ser mais feio. As grades na frente são pesadas, porque estão no modelo, o tampão da frente e algumas linhas também… E ele foi feito com uma base MUITO MAIS DETALHADA, então apesar do modelo em si ser meio feio, ele é meio pesadinho…
Então… Estou otimizando o Quadbus BRT de 12m para AI. Ele é muuuito mais leve! E mais bonito, convenhamos.
Quem se habilita a testar?! É necessário ter o Savoy 9 beta 2, pros testes vou liberar apenas os novos arquivos a serem colocados na pasta (é pouca coisa).
Baixe e substitua na pasta do OMSI:
https://www.mediafire.com/?92bzisw3av2b5pm
Esse arquivo tem a pasta Vehicles/MEP_QuadBusIII e maps/Savoy9. Na pasta do ônibus ele não substitui nada, apenas acrescenta o Quadbus BRT 12m AI (não dá pra selecionar ele na lista de ônibus, ele é só pra AI, com o interior sem detalhes). Na pasta maps/Savoy9 ele substitui o ailists.cfg. Se você usa um ailists.cfg personalizado, faça backup!
Para restaurar o ailists original, caso queira voltar a ter os articulados e os ônibus mais pesados no mapa, pegue o original na pasta “AILISTS MAIS LEVES” que foi lançada junto com o Savoy 9 beta 2.
Futuramente farei isso com os articulados, mas no momento darei tempo só pro de 12m. O único “problema” é que, ao escurecer os vidros dele, o itinerário não fica tão visível… Vou ter que fazer alguma alteração no painel de itinerário dele nesse sentido, ou deixar assim mesmo. Ou clarear um pouco só o vidro da frente (não posso clarear muito porque o interior dele é mais simples, aí ficaria feio).
Ele ainda pode ser otimizado mais: dá pra tirar polígonos das borrachas e eliminar algumas texturas do interior, como a do tampão acima do itinerário, o prefixo interno, etc. Vou ver o que consigo nos próximos dias.
Nos testes preliminares, com ele selecionado na câmera do F3 o ganho de FPS foi MUITO CONSIDERÁVEL, passando de 50% em várias regiões. Em algumas foi bem mais. O ganho de desempenho real vai depender de vários fatores e da configuração do seu PC, só testando mesmo. Note que me refiro apenas ao AI, o desempenho real também vai depender do ônibus que você estiver usando pra jogar.
Por fim, o teste dele não vai ficar 100% ideal porque ainda tem o BRT, que roda com os ônibus completos (Quadbus II articulado e o Tittan Space). Eles não são otimizados pra AI e continuam sendo pesados. Para um teste mais conclusivo é necessário colocar o Quadbus BRT 12m AI em todos os grupos do ailists, mas ele não vai ficar legal no BRT por causa das portas esquerdas… Como isso não é visível na maior parte do Savoy, se você quiser tentar… Abra o ailits.cfg divulgado no link acima no bloco de notas, e troque as entradas do Quadbus II articulado e do Tittan por esta:
Vehicles\MEP_QuadBusIII\Mep Quadbus III 13m AI.bus
Assim fica mais leve, já que os ônibus pesados sequer vão ser carregados. Se você joga no BRT não é bom fazer isso, basta usar o ailists como forneci, ele não altera os do BRT.
Nos próximos dias vou fazer os articulados otimizados. Os bancos e ferros detalhados pesam muito. Sem eles, com linhas mais simples no lugar, o modelo 3D fica bem mais leve e exige menos do seu computador. Especialmente da sua placa de vídeo.
Comente os resultados aqui, se os FPS melhoraram, e comente também quantos FPS você consegue em algumas áreas do mapa! É bom testar em áreas variadas, inclusive nas mais pesadas, como a Cidade Líder e o Terminal Vila Formosa.
PARA VER OS FPS NO OMSI, TECLE SHIFT + Y TRÊS VEZES.
Espero que isso ajude a tornar o Savoy mais agradável de jogar =)
tem vários onibus brasileiros bons o problema é que quando vc quer fazer eles tambem como Ais eles deixam o simulador muito mais pesado, quem sabe com iniciativa iqual a sua os conversores não convertam onibus tambem só p/ Ais, um abraço e parabens mais uma vez pela iniciativa, ainda não testei, pois estou no serviço mais quando chegar em casa vou testar um abraço amigão!!!!!
marcos qualquer coisa eu ajudo nessa, segue minha config
intel i5 3330 3.0ghz
4gb ram ddr3 1333
radeon hd 6850 1gb ram gddr5
estou adaptando meu omsi para melhorar o desempenho, e como gosto de alterar coisas como os ai’s e prinicipalmente, texturas e skins eu vejo isto para voce agora que paguei pelo o originec do omsi2
Beleza, conseguiu testar ele ae?! Espero que tenha ficado leve! 😀
Vc vai fazer esse bus pro OMSI 1 ?
Lucas, esse roda no OMSI 1, eu tinha testado antes… Acho que continua funcionando, é só tirar os articulados da pasta 🙂
Valeu