Falae pessoal… Há uns tempos atrás o Fabrício fez uma enquete sobre o tipo de linhas que vcs gostariam de ver no Savoy. Muita gente sugeriu linhas grandes, intermunicipais e tal…
Bom, sem querer desapontar vocês, eu limitei a parte municipal do Savoy em alguns aspectos, então pedi pro Fabrício não criar muitas linhas lá dentro, mas sim nas áreas novas das outras duas cidades – Guarulhos e Rio. O mapa é nosso, há muita liberdade, mas eu quero a parte municipal de Savoy mais próxima do jeitão de São Paulo.
Apesar de ser fictício, Savoy é inspirado fortemente em SP. Em vez de 8 regiões deixei 4, já que não será tãaao grande (talvez expandiremos conforme necessário). Aqui as linhas intermunicipais são bem segregadas e não concorrem com as municipais: a tarifação é diferente, elas não aceitam o Bilhete Único municipal (que dá direito a pegar até 4 ônibus dentro de 3 horas sem pagar nova tarifa).
Normalmente as intermunicipais deixam nas bordas da cidade, em alguns terminais das quebradas ou ruas de bairros. Elas não cortam o centro pra levar pro outro lado da cidade, isso é função das linhas municipais. Então não existirá uma linha intermunicipal ligando, por exemplo, o Jardim Monique até Guarulhos passando pela Marginal, Campo Limpo, Capelinha, etc… O centro do Savoy é ali na região da Universidade, Cohab, Campo Limpo, até perto do Term. Vila Formosa.
Talvez teria alguma intermunicipal do Jardim Monique lá pra cima, para bairros novos, mas não podemos ficar criando novos bairros sem terminar os detalhes que já estão planejados. O mapa atingiu um nível de detalhamento muito bom, não quero criar novas “707s”, linha boa com cenário ruim.
Então espero que compreendam, dentro da parte municipal de Savoy a prioridade são as 4 regiões:
Área 1 – Azul – Sul e oeste
Área 2 – Verde – Norte
Área 3 – Amarela – Centro e parte da leste
Área 4 – Vermelha – Leste
As intermunicipais existentes pegam das bordas ou não de muito longe, e levam para fora, como as 991 e 285, ou a BRS do Teotônio.
Não faz sentido ter linhas paradoras em todos os pontos que concorrem com as municipais, isso prejudicaria o rendimento das empresas contratadas para os lotes do Savoy, que poderiam perder passageiros pras linhas intermunicipais.
Estamos para mudar a skin também, deixando todas as intermunicipais com o padrão da EMTU, as paradoras com a pintura azul e a 2301 provavelmente com a pintura das linhas seletivas, cinza.
A 2301 é uma linha especial, executiva, com poucas paradas. Apesar de pegar a Marginal, quase ninguém deixa de usar as da região verde pra pegar ela, pois são públicos diferentes. Se ela parasse em todos os pontos iria competir com as municipais e, assim, prejudicar o realismo do mapa. Visto que em SP não há isso, as regiões são mais ou menos bem definidas e não pode ter muitas “invasoras”.
Até por isso eu pensava em cortar a 640M e 351E no centro, deixando o pessoal fazer integração, como a SPTrans faz em São Paulo na última década. Antes do Bilhete Único era comum ter linha de todo canto para todo canto, com trajetos iguais ou muito parecidos. Depois do Bilhete Único isso se mostrou desenecessário e ineficiente: é melhor uma linha com boa frequência que leve de terminal a terminal e de lá as pessoas fazem integração para chegar aos seus destinos. Nesse sentido as vias ficam mais racionalizadas, com menos linhas, porém com melhor oferta de lugares (veículos grandes) e demanda.
Na próxima atualização (ainda não tem data prevista, mas está sendo trabalhada!) algumas linhas novas aparecerão na parte municipal, são linhas sobrepostas a outras nos trajetos, mas com uma dinâmica um pouco diferente.
Elas são importantes para quem quer jogar num trecho mais curto, sem fazer toda a extensa 640M. São elas:
E2 – Terminal Campo Limpo – Terminal Jardim Monique expressa, sem paradas no caminho (só perto dos finais)
E3 – Terminal Campo Limpo – Res. Capelinha, sem paradas no caminho
6500 – Terminal Campo Limpo – Terminal Jardim Monique semi-expressa, parando só no corredor central da Marginal, não na parte que tem só a faixa direita (ela permite ganhar vários minutos).
7110 – Terminal Campo Limpo – Res. Capelinha, paradora
A 7110 enfrenta concorrência com a 001J e 712L, porém estas duas deverão passar por alguma reformulação ainda. O objetivo da 7110 (antiga 711) é levar pelo trajeto mais direto ali. Ela ficará presente num eventual seccionamento das 351E e 640M (coisa que não fiz ainda, mas considero).
Penso também em mudar o trajeto das 351E e 640M para chegar ao Capelinha, deixando a 7110 fazer a ligação direta. Uma poderia pegar um trajeto novo, e a outra ir pelas ruas do Jardim Japão, por exemplo. Assim a sobreposição será eliminada.
A 7110 foi recriada para entregar a demanda da região ao grupo da área azul e deixar mais parecido com SP, já que liga um bairro importante da área azul com o centro. Então não é muito legal essa ligação ser feita pelos grupos da área vermelha (351E) ou verde (640M).
Enfim, quero deixar mais racionalizado tipo São Paulo mesmo.
Mais cortes são estudados em algumas linhas menores, mas isso será feito com calma no futuro.
Espero que compreendam! Criar linhas paradoras que ligam a cidade de ponta a ponta está fora de questão pra parte municipal, basicamente para continuar simulando o estilo de São Paulo. Fazer isso iria descaracterizar o mapa, por mais que Savoy seja uma cidade fictícia, ela fica restrita a algumas questões de planejamento nos moldes da São Paulo real.