Apresento com orgulho o mod do Ciferal Líder, um clássico do transporte rodoviário brasileiro, agora disponível para o simulador OMSI 2. Este projeto foi desenvolvido com atenção aos mínimos detalhes, com o objetivo de proporcionar uma experiência fiel e imersiva para os apaixonados por história e modelagem de ônibus.
Sobre o Ciferal Líder
Fabricado a partir de 1969 pela encarroçadora Ciferal, o modelo Líder destacou-se por seu design moderno, leve e robusto, com carroceria composta por alumínio e fibra de vidro. Voltado principalmente para o segmento rodoviário, foi amplamente adotado por empresas como Viação Cometa, Itapemirim e Auto Viação 1001.
O mod representa a versão de 1979, montada sobre o chassi Mercedes-Benz LPO-1113, um dos mais clássicos da marca. Este chassi utilizava o motor OM-352 aspirado, conhecido pela robustez e resistência, e câmbio de 5 marchas. Marcou a transição dos antigos caminhões adaptados para ônibus genuinamente rodoviários.
Principais destaques do mod
- Modelagem externa e interna detalhada
- Animações funcionais no painel, portas e ponteiros
- Sons realistas
- Diversas pinturas de época
- Versões com câmbio manual e automático
- Duas configurações de câmbio manual:
- Versão semiurbana – ideal para subidas e trajetos urbanos (velocidade máxima de 85 km/h)
- Versão rodoviária – ideal para estradas (velocidade máxima de 100 km/h, menor torque)


Ficha técnica resumida
- Fabricante: Ciferal
- Modelo: Líder – 2ª versão, ano 1979
- Chassi: Mercedes-Benz LPO-1113/52
- Versão Semiurbano:
- Câmbio: Mercedes-Benz G-3/36-5/8,98 (5 a frente, 1 a ré)
- Relações: i = 8,98 / 4,769 / 2,754 / 1,66 / 1,00 Diferencial: 6,143
- Velocidade maxima: 86.4km/h (Vazio em superficie plana)
- Versão Rodoviário:
- Câmbio: Mercedes-Benz G-3/40-5/7.5 (5 a frente, 1 a ré)
- Relações: i = 7,508 / 3,986 / 2,302 / 1,387 / 1,00 Diferencial: 4,875
- Velocidade maxima: 98.8km/h (Vazio em superficie plana)
- Capacidade maxima tanque: 140 litros
- Comprimento total: 10.6m
- PBT: 14000kg
Motor
- Modelo: Mercedes-Benz OM-352 (aspirado)
- Tipo: 6 cilindros em linha
- Cilindrada: 5.675 cm³
- Potência máxima: 130 cv a 2800 RPM
- Torque máximo: 383 Nm (37 mkgf) a 2000 RPM
Créditos
- Modelagem e conversão: Luiz “214” Fernando
- Chassi e rodas: Victor Ortega (com edições por Luiz)
- Scripts: MR Software, Marcos Elias, Zane, RedJoker e outros
- Sons: Gabriel Guedes (Gabriela II – Aguial Design), Wallace Machado, EDSONV12, Zane e demais colaboradores
Download gratuito
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