Script da matrix – Letreiro que muda – Exclusivo para criadores ou conversores de ônibus

O que isso faz:

O arquivo é disponibilizado a qualquer um, mas se vc não manja ainda da preparação dos ônibus pro OMSI provavelmente vc vai se bater com ele. NÃO BASTA COPIAR E COLAR pra todos os ônibus (funciona com alguns, com outros não). Tem que ajustar o letreiro pra ficar com uma fonte legal que caiba numa linha só, vc precisa ter vários conceitos anteriores (como usar texturas de texto no OMSI, como acertar o tamanho da fonte pro quadro da matrix, etc).

Aqui o link do script que muda no fórum:
http://www.omnibussimulator.de/forum/index.php?page=Thread&postID=144480#post144480
Baixe o meu editado no final do post.
Lá achei uma base que usava alterçaões no .hof para os ônibus com letreiro de duas linhas. Observando melhor ela, encontrei a parte (L.L.Matrix_ChangeCounter) ! que permite deixar pelo menos dois textos. Depois de muita tentativa e erro, deixei assim essa parte no arquivo matrix_D.osc:

(L.L.Matrix_ChangeCounter) !
{if}
l0 1 (M.V.GetTerminusString) 33 $SetLengthL (S.$.Matrix_NewTerminus)
{else}
l0 2 (M.V.GetTerminusString) 33 $SetLengthL (S.$.Matrix_NewTerminus)

l0 1 ele pega o texto do annax1 (a primeira linha dos man)
l0 2 ele pega o texto do annax2
l0 3 ele pega o texto do annax-side (aquele texto que o Torino usa, por exemplo, e em alguns MAN aparece no letreiro lateral)

No lugar disso vc pode colocar um texto fixo entre aspas (entre o {if} e o {else}). Quero colocar o número da linha, mas não consegui pegar ele nessa parte do script, o que ficaria asim:

(L.L.Matrix_ChangeCounter) !
{if}
LINHA [código pra pegar o número da linha] 33 $SetLengthL
{else}
l0 3 (M.V.GetTerminusString) 33 $SetLengthL (S.$.Matrix_NewTerminus)

No caso o l0 3, pra pegar o texto do annax_side, já que não seria exibido um terceiro pra caber o texto da segunda linha.

**************

Aí vc configura no .cfg do bus da mesma forma que faria, usando o:

[texttexture]
Matrix_Terminus

Não tenho como explicar isso agora pq são vários outros conceitos, se alguém quiser fique à vontade nos comentários.

Download do script modificado por mim, em uso no quadbus:
309n.com/d/1/MatrixD-que-muda.rar

O resultado:

IMPORTANTE: Pode ter algum errinho no post, se tiver indique nos comentários. Muita gente pediu, então decidi postar antes de ter tempo pra escrever um tutorial mais detalhado mesmo =)

DICA EXTRA: Altere o tempo no matrix_constfile.txt. Sugiro remover os sons do letreiro trocando, já que este é para letreiro digital mesmo (LED ou similar), não aqueles semi-mecânicos dos MAN.

26 comentários em “Script da matrix – Letreiro que muda – Exclusivo para criadores ou conversores de ônibus”

  1. alyson carvalho

    por favor tem esse mod para gta san andreas
    ????????????????????????????????

    1. bom, como eu tive o trabalho de traduzir você também vai, não sei se é possível fazer uma isso mas é só esperar outro comentário 🙂

  2. Vehicles\MAN_ND212\Script
    ola to temdo problema com esse camarada aqui ele so aparece o leitriro lateral e e so o numero ainda se vc puder me ajudar disendo o que tenho que faser ou um arguivo de correção dele ,agradeso pela ajuda ^^esse bus se não conhece tem nesse site mesmo^^

  3. Obrigado. Agora como eu faço para pôr o matrix a funcionar no meu ônibus, é uma questão de texturas?

  4. Carlosvolkswagen

    Marcos Elias mas isso é só para quem faz modelação de onibus ou é so arrastar ficheiros para dentro de uma pasta.

    1. cara NÃO BASTA COPIAR E COLAR pra todos os ônibus (funciona com alguns, com outros não). Tem que ajustar o letreiro pra ficar com uma fonte legal que caiba numa linha só, vc precisa ter vários conceitos anteriores (como usar texturas de texto no OMSI, como acertar o tamanho da fonte pro quadro da matrix, etc).

    2. Extrai os arquivos do rar pra pasta vehicles/NOMEDOBUS/script

      Só vai funcionar *se* ele usar os textos do annax1 ou 2 (não o do annax_side, caso do Torino). E ele deve usar o matrix_D.osc. Se for outro vc teria que editar ele tb, ou o arquivo de config do bus pra apontar pro novo .osc… mas é impraticável dizer como por um comentário aqui.

    1. O GV usa o texto do annax_side, não consegui nele… Mas não testei muito, algo precisa ser alterado, não sei se é no script ou se é na textura do objeto do letreiro dele mesmo – o que ficaria impossível sem o modelo original editável. Se conseguir compartilhe ae depois =)

    2. kk eu nao dei conta msm nao kk
      vou tentar denovo,quebrar a cabeça por enquanto me contento so com o Caio Alpha
      Marcos,so uma duvida onde eu coloco o tempo de um pro outro o meu ta mt devagar e so aparece a primeira linha ex:
      Einsterdorf ae pisca Eindsterdorf denovo!!

      1. No Pluss e Alpha deu certo 😀

        Qt ao tempo, baixe o arquivo de novo, tinha faltado o matrix_constfile (se usar o Chrome, baixe por outro porque ele insiste em usar o cache dele).

      2. ok vlw
        tbm dei conta no PLuss e no alpha e no vipII
        estou ajustando no HOF CREATOR 1.1
        para eles ficarem mais no meio do intinerario
        e tbm estou quebrando a cabeça no Torino GV
        ele e o mais dificil
        ata vou baixar !!:D

      3. Eu extrair e botei no meu caio vip 2 e foi mas so que aquela parte de baixo ficou dessativada mas eu nao faço muita questao pela matrix de baixo o importante é muda em cima mas para frente vou tentar fazer alguma modificaçao para ver o que vai dar

    3. é com o Torino GV nao deu certo acho que ele tem que ser com o modelo original editável..
      O apache vipII foi o que mais ficou certinho
      o Alpha ele vai so para um lado ae nao fica no meio do intinerario
      o Pluss tbm ficou o melhorzinho…
      so o Torino que ta dificil

Comentários encerrados.

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