Uma nova fase do OMSI.viamep.com…

Há alguns dias, mais uma dentre tantas vezes, o Portal OMSI Via Mep saiu do ar de forma inexplicável (talvez nem tanto): todos os links de acesso aos posts não traziam nenhuma página, e todos que procuravam qualquer um dos conteúdos publicados no site, recebia a famosa tela de erro do navegador (alguns com o joguinho do dinossauro… 😛 ) ou, antes mesmo disso, já buscavam o Cache do Google para conseguir baixar alguma coisa.

Mas, desta vez, algo diferente aconteceu. Com as palavras do Marcos Elias…

Ficou difícil com a última invasão… o que mais existem hoje são bots atacando sites WordPress, por ser a plataforma de CMS (Gestão de Conteúdo, de forma simples) mais utilizada na manutenção de websites, assim como o Windows é o sistema mais atacado nos PCs e o Android nos Smartphones, traçando um paralelo simples.

Essa tela de alerta com a mensagem bem direta sobre o site ter sido “vencido” pelos ataques pegou muita gente de surpresa – até mesmo aqueles que já imaginavam alguma queda “catastrófica” em algum momento, ou haviam se acostumado com as quedas frequentes. Rapidamente, diversas pessoas passaram a perguntar, nas redes do MEP, e em grupos públicos e privados, se realmente o Via Mep não retornaria.

Demorou um pouco, mas…

O retorno enfim, veio. Alguns dias se passaram e, após conversar com a equipe de apoio do Portal OmsiModsBR, eu (Leo Monteiro) entrei em contato com o Marcos Elias para propor esta parceria. No passado já trabalhamos brevemente juntos em alguns artigos (Explorando…), e atualmente gerencio alguns sites com a plataforma, portanto sabia que seria possível apoiar um local que tanto representou e representa para a comunidade brasileira de OMSI.
Afinal, foi aqui que não somente a comunidade se desenvolveu, como até mesmo outros projetos de diversos desenvolvedores (inclusive do próprio MEP, no que começou com os mapas e modelos próprios para o OMSI, e deu origem ao Proton Bus Simulator) ganharam corpo. Portanto, mesmo já administrando um portal criado com o intuito de relacionar com exatidão downloads de mods para o OMSI (o OmsiModsBR), achamos justo ajudar nesse momento tão complicado do Via Mep.

E assim, chegando em um acordo, conseguimos trabalhar para recuperar os dados perdidos, os acessos do Via Mep e principalmente o conteúdo: limpando os scripts maliciosos, fechando as brechas de segurança com as atualizações de todas as aplicações, e eliminando todas as contas de usuários comprometidas, sejam de usuários reais que perderam/tiveram divulgadas suas senhas, como também de usuários criados pelos próprios bots de spam.

Uma imagem dos últimos meses do Via Mep antes da queda… varios motivos levaram o portal a permanecer idêntico por longos anos – e com a comunidade sempre fiel ao site.

Com a palavra, MEP:

O acesso ao site de mods do OMSI voltou! Espero que não caia mais kkkk

Ele será mantido mais para fins de acervo, mas por enquanto quem já tinha conta pode continuar acessando clicando no bonequinho ali na direita. Vamos tentar manter os links funcionais dentro do possível, redirecionando as URLs antigas para as novas.

O cadastro para postagens de novas pessoas será analisado e gerido pelos parceiros do OmsiModsBR.

Eu não pretendo mexer mais com OMSI há bastante tempo, libero a maioria dos 3D para conversão para ele mas eu mesmo não tenho mais paciência.

Foi um tempo bom, é o melhor câmbio e som que temos até hoje. Mas o editor dele dá muita dor de cabeça. Cansei de passar raiva com mapas faltando tiles deixando um buraco do nada, as travadas… Mesmo num PC da NASA ele costuma rodar a 15 fps e travando em vários mapas… Aí desanimou.

Ficou difícil consertar e moderar o site também, tenho o PBS e outros projetos pra dar conta, o do OMSI só estava dando dor de cabeça e prejuízo com a mensalidade do servidor (o AdSense dele não pagava o custo + a dor de cabeça, o público do OMSI é fiel mas é pequeno).

Toda hora vinha alguns sem noção postar coisas inadequadas, sejam pessoas reais ou bots… O site caía constantemente, precisava ficar reiniciando o servidor o tempo todo. Ainda há esse risco como em todo WordPress, mas acredito que vai ser menor agora com todos os sistemas atualizados.

MEP, Facebook (clique aqui para ver a postagem original).

Como será agora?

Na essência, tudo seguirá como antes. Como já apresentado, nosso objetivo é manter o site no ar, com todo o seu histórico e legado, e incluindo sempre que possível aperfeiçoamentos: desde as melhorias na navegação do site em si, conforme a tecnologia evolui, como também tudo aquilo que for possível para aumentar a interação entre os membros da comunidade brasileira de OMSI e, por que não, dos demais simuladores onde o tema, ou os mods, se tratem de ônibus. Afinal, este site sempre focou no OMSI por ser o simulador que melhor atendeu a demanda dos jogadores por um simulador de ônibus completo, mas nunca se limitou a ele (basta consultar as postagens do começo do site, 2011, 2012, 2013…)

Algumas das melhorias começaram por direcionar demandas de dúvidas para o Discord do Portal OmsiModsBR: fóruns tradicionais online vem caindo em certo desuso pelas gerações mais novas, e dentre as “redes sociais” que melhor cumprem a funcionalidade dos fóruns para as comunidades de jogos hoje – Reddit e Discord, o segundo é mais utilizado nas comunidades brasileiras de OMSI, Proton Bus, ETS, e simuladores de vários tipos (eu administro uma liga de Automobilismo Virtual inclusive, sabiam? rs)

As dúvidas postadas aqui no Via Mep serão mantidas para fins de histórico, até que possamos fazer um levantamento delas (onde a maioria se repetem…) e criar alguma coisa que auxilie mais diretamente. Enquanto isso, o Discord supre melhor a necessidade de apoio: quanto mais pessoas participando e online, mais rápido as dúvidas são respondidas… a comunidade toda ganha 🙂

Ainda há spam? E quedas?

Estamos trabalhando para eliminar todas as contas de spam do cadastro. Em algum momento teremos 100% de tranquildade em relação às contas antigas, enquanto vamos trabalhando para evitar novas invasões e quedas, afinal, a cada atualização dos sistemas, brechas são resolvidas e novas acabam surgindo. Dada a ressalva, desde a migração não houve mais nenhum período de indisponibilidade do site, e foi publicada uma quantidade bem menor de posts de spam (que foram excluídos e tiveram as contas bloqueadas).

Para a postagem de comentários, agora é obrigatório que o usuário esteja logado por ao menos uma das três seguintes formas: pelo Portal (usuários com cadastro), pelo WordPress.com ou pelo Facebook. Isso diminui drasticamente o envio de spam nos comentários.

Implantamos também algumas tecnologias anti-spam e anti-malware no site. Mais recursos para evitar problemas 🙂

Todos os usuários há mais de 1 ano sem postar tiveram suas senhas desabilitadas. Se você é um destes e deseja retornar aos posts, basta ir até a página de login e pedir uma redefinição de senha para seu e-mail. Porém, caso sua conta tenha sido bloqueada pela administração por postagem de spam, será necessário um desbloqueio manual, que deve ser solicitado pelo Formulário de Contato do Portal OmsiModsBR.

E vamos em frente!

Mesmo com tanto tempo de publicação, e todos os problemas (principalmente) na execução, o OMSI segue forte pela fiel comunidade brasileira e também mundial. Então, colaborando com isso, sem deixar de abraçar as novidades, o Portal OMSI Via Mep, desde 2011 no ar, permanecerá acessível por, quem sabe, muitos anos mais! Contamos com o apoio de todos vocês! 😉

A quem quiser ajudar mais diretamente, não só ao Portal OmsiModsBR mas também a outros projetos do MEP, o nome por trás de toda a história deste site, conheça os links abaixo:

Vida longa, OMSI Via Mep! 😀

Deixe uma resposta

Rolar para cima