Perguntas e Respostas sobre o projeto de simulador de ônibus “by MEP”

Venho nesta página responder os principais questionamentos sobre o projeto. Para centralizar as respostas e evitar ficar falando sempre a mesma coisa, se tiver dúvidas poste nesta página, por favor! Não terei tempo para ficar respondendo mensagens individuais devido o volume, então centralizo aqui as perguntas e respostas.

Vai ser grátis? Quanto custará?

Mais ou menos: planejo uma versão grátis, e uma paga, com mais linhas. A versão grátis será grátis mesmo, não “demo”: ela terá rotas completas. O preço da versão paga não tenho como definir agora; deve girar em torno de 10 dólares, mas poderá mudar no futuro, dependendo da situação econômica do país.


Quando vai ser lançado?

Se o pessoal contribuir financeiramente o game deve ser lançado entre 6 meses a 1 ano. Se as contribuições não forem suficientes, não terei como dedicar 100% do meu tempo ao projeto, como pretendo. Neste caso o projeto poderá atrasar bastante. Então não vou me focar em cronogramas. Vai depender da arrecadação. Eu quero dedicar minha VIDA a este projeto, ou seja, encarar ele dia e noite, enquanto estiver acordado. Trabalhar mais de 8 horas por dia no simulador me permitirá conclui-lo bem mais cedo. Contribua e ajude a tornar este projeto real o quanto antes!


Em quais sistemas irá rodar?

O jogo será compilado preferencialmente para Windows de 64-bit: é nele que desenvolvo e é nele que passarei a maior parte do tempo. Mas será compatível também com Windows de 32-bit e Linux. O suporte ao Mac OS não é garantido, mas planejo também.


Vai ter para celular ou tablet?

Nas primeiras versões não, mas no futuro provavelmente farei um derivado dele para Android. O foco atual é a versão para PC, que pode operar com um desempenho muito superior. Os jogos em celular ficam feios, com pouco cenário, muito deserto, com a distância visível bem baixa, poucos carros e quase sem pessoas… Odeio isso, quero um jogo mais completo e os celulares de hoje não parecem favorecer isso.


Vai ter ônibus reais?

Isto é algo que não sei ainda, precisarei ver acordos com as fabricantes para evitar problemas futuros com o licenciamento da marca. Certeza mesmo são os Quadbus e/ou ATCs, eventualmente com novos modelos. Os ônibus da versão de teste não são necessariamente os mesmos da versão final. Todavia, ônibus reais poderão ser adicionados por meio de downloads dos mods, convertidos pelos próprios usuários.


Quais são os requisitos mínimos?

É cedo para dizer isso. Um PC razoável com placa de vídeo dedicada é desejável. Notebooks e PCs antigos ou com GPU fraca poderão sofrer um pouco. O game terá várias camadas de otimização, inclusive um modo de “pânico” que permite mudar as configurações mais leves dentro do jogo, sem precisar parar e reiniciar em caso de perda de frames. Eu desenvolvo atualmente em um Core i3 2120 de 3,3 GHz, 8 GB de RAM e placa de vídeo GTX 460 de 1 GB. É uma configuração meio obsoleta para os padrões atuais, mas dá conta tranquilo. O pior fica por conta de quem não tem placa de vídeo dedicada, ou placas antigas… Aí não há muito o que fazer, afinal é um jogo e exige placa para jogo. As controladoras de vídeo integradas aos processadores mais novos evoluíram bastante, dispensando placa de vídeo para uma boa parcela dos usuários. Vamos saber como será o desempenho de acordo com os testes futuros.


Em que cidade se baseará?

A princípio a base do projeto é feita numa cidade fictícia, mas há planos para mapas inspirados em São Paulo e em BRTs do Brasil afora. Não há definições sobre mapas reais ou inspirados ainda.


Vai suportar mods?

Mods de skin: 100% de certeza que sim. Mods de ônibus = 99,9% de certeza que sim. Mods de mapas: 95% de certeza que não, pelo menos não na primeira versão. Para suportar mapas criados pelos usuários eu teria que construir um editor de mapas, é um processo bem mais complexo e demorado. Já os mods de ônibus são mais rápidos para implementar.
Vale notar que este projeto é mais simples do que o OMSI, então nem todos os recursos com os quais as pessoas estão acostumadas no OMSI serão suportados. Basicamente animações simples e padronizadas serão suportadas, como portas, volante, luzes padrões no painel, rodas etc. Mods mais completos talvez serão possíveis com programação própria na Unity. Mais detalhes serão divulgados no futuro. Por enquanto tenho que trabalhar na base do projeto mesmo.


Vai ter missões ou objetivos?

Provavelmente não: este projeto está mais para um simulador do que um “jogo”. O objetivo é curtir a viagem, fazendo linhas urbanas e suburbanas, eventualmente rodoviárias. O foco do projeto são linhas urbanas.


Vai ter física realista?

Mais ou menos: acredito que será melhor do que os simuladores da TML, mas deve ficar um pouco inferior ao OMSI. O ônibus do jogador terá suspensão e física agradáveis, mas os AIs não usarão física para se movimentar, pois isso otimiza o desempenho – no OMSI os AIs também não se movimentam com física de rodas, suspensão, etc.


Vai ter chuva animada?

Provavelmente sim, embora ainda não sei como farei nem a qualidade dela. Estou muito afim de comprar este asset de chuva: Realistic Rain. De todos os que vi agora ele me pareceu o melhor.


Vai ter câmera interna?

Sim! Mas também terá ônibus mais leves, sem câmera interna, como opção. O volante e alguns itens no painel serão animados.


Vai ter modo de primeira pessoa?

Sim, mas não com o objetivo de realizar missões, e sim explorar melhor o mapa para poder visualizar o cenário, tirar prints, etc. Também terá câmera livre do tipo “fly”, onde o jogador sobrevoa o cenário livremente e com boa velocidade.


Vai ter ônibus articulados e biarticulados?

Provavelmente sim, mas não há garantias de que terá estes modelos na primeira versão. Programar tudo para os ônibus comuns é bem mais rápido e agiliza muito os testes.


Vai ter trens?

Provavelmente em uma versão futura sim, mas na primeira não há nada certo.


Vai ter trólebus?

Eu adoraria, amo este tipo de veículo! Mas não é prioridade para a primeira versão não, animar o sistema de fios e alavancas deles tomaria um tempo considerável do desenvolvimento. Vou tentar fazer isso numa atualização ou jogo novo no futuro.


Vai ter BRT de porta alta?

Provavelmente sim, embora os primeiros testes estejam sendo feitos com ônibus de piso baixo, padrão São Paulo.


Vai ter pedestres?

Sim! Não há definições sobre o nível de qualidade, mas um simulador de ônibus sem pedestre não dá hehe.


 


Rolar para cima